Trabalho Da Olindina
A dívida pública esta relacionada aos fluxos de receita dos tributos em contra posição aos gastos desse setor.
Ex: quando as despesas ultrapassam a arrecadação ocorre um déficit influenciado pelo endividamento público.
Impostos e tributos ↓ Conta do Governo = a receita pública ↓ Gastos públicos com os investimentos ↓ Déficit
Superávit
Significa o excesso de arrecadação sobre a despesa. Quando o resultado das contas públicas expressa o comportamento das receitas menos despesas, exceto o pagamento de juros, o resultado é conhecido por superávit primário, uma vez favorável.
Déficit público
Nas finanças públicas fala-se em déficit orçamentário quando as despesas são superiores a da arrecadação, nas contas do governo.
Receita Pública
Define-se como Receita Pública o recebimento efetuado pelo Órgão/Instituição com a finalidade de ser aplicado em gastos operativos e de administração.
A receita pública efetiva advém da obrigação do governo de prestação de serviços, direta ou indiretamente, à coletividade, por meio da cobrança de tributos. A receita pública compreende, portanto, os recursos auferidos na gestão e computados na apuração do resultado do exercício, que consta do Balanço Patrimonial.
DESPESA PÚBLICA
Define-se como despesa pública o conjunto de dispêndios do Estado ou de outra pessoa de direito público, para o funcionamento dos serviços públicos.
As despesas, à semelhança das receitas, podem ser orçamentárias e extra-orçamentárias, dependendo de estarem ou não incluídas no orçamento.
As três funções clássicas do governo
Função alocativa → relaciona-se a alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos. Ex: rodovias.
Função distributiva → distribuição das rendas realizadas pelas transferências dos impostos e subsídios. Ex: saúde.
Função estabilizadora → é a aplicação das diversas políticas