trabalho da fausta
Curso: Nutrição 1º Período
Disciplina:
Professora: Fausta Maria
Comunicação tem Remédio
Acadêmicas: Keliane Medeiros da Silva Mª dos Remédios F. de Oliveira
A comunicação na área da saúde Na área da saúde, é fundamental saber lidar com gente. Assim, não se pode pensar na ação profissional sem levar em conta a importância do processo comunicativo nela inserido. A tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia, para só então estabelecer um plano de cuidados adequado e coerente com as suas necessidades.
Somente pela comunicação efetiva é que o profissional poderá ajudar o paciente a conceituar seus problemas, enfrenta-los, visualizar sua participação na experiência e alternativas de solução dos mesmos, Além de experiência e encontrar novos padrões de comportamento, Precisa esta mais atenta ao uso adequado das técnicas da comunicação interpessoal.
Ruídos da comunicação hospitalar
A comunicação adequada é aquela que tenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atingir objetivos definidos para a solução de problemas detectados na interação com os pacientes, os doentes reclamam entre si e reprovam o médico que “não é franco”, “não diz direito o que agente tem”, “não fala tudo que está pensando”, isso acontece com muitos profissionais.
Quantas vezes você já experimentou o olhar reprovador de um paciente, no qual ministrava um curativo ou mesmo um banho matinal? Nesses casos, é comum nos fecharmos e prosseguirmos no trabalho, afinal aquela pessoa “não entende nada de enfermagem e está sendo, apenas, mal-agradecida”, quase sempre esquecemos de que aquele paciente, vivendo em cima de uma cama e totalmente dependente