Agregados
Propriedades Físicas
Segundo Petrucci (1970), agregado é definido como material inerte, de dimensões e propriedades adequadas para o uso na Construção Civil. A junção dos agregados com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção, o concreto. Pela importância que representa, é de grande valor o conhecimento de suas propriedades, pois influencia diretamente no comportamento deles na estrutura a que se está a construir. Os agregados miúdos como podemos citar a areia e os agregados graúdos como seixos e pedras apresentam diferentes características e devem ser feitos experimentos como os feitos em aula.
Desenvolvimento da Experiência
● Em sala realizamos os ensaios por 3 métodos, foram eles: O da Proveta, o de Chapman e o do Picnômetro.
Em ambos utilizamos a mesma quantidade de agregado e a mesma quantidade de água, e fizemos com que não houvesse nenhum vazio entre o agregado e a água.
● Massa especifica Real
É a massa de unidade de volume excluindo-se os vazios entre os grãos e os permeáveis. Conclusão
Os resultados apontam que há uma diferença significativa nos três métodos utilizados com relação a massa especifica. Esse fato ocorre por causa da diferente porosidade dos agregados e a quantidade de argila ou outro componente presente no agregado.
De acordo com a ABNT NBR NM 52 (2010) os resultados obtidos com diferentes métodos com o mesmo material não podem diferir em mais de 0,02g/cm³ para o valor da massa especifica.
Portanto devemos escolher o melhor método com base em uma media dos valores obtidos nos ensaios.
Resultados:
● Método da Proveta: µ= 2,63g/cm³
● Método do Chapman: µ= 2,62g/cm³
● Método do Picnômetro : µ=2,59g/cm³
De acordo com a ABNT NBR NM 52 (2010) o melhor método é o de Chapman pois ele está na media adequada.
Referencias:
●ABNT NBR NM 52 (2010)
●ABNT NBR 7111, 9776
●ABNT NBR 7216