trabalho da faculdade
1- Introdução
O que se pretende com a elaboração desta produção textual é apresentar estratégias usadas em sala de aula para que o aluno conheça os aspectos de sua vida que influenciam diretamente na sua construção como sujeito e que ao mesmo tempo propiciam a oportunidade de construir e reconstruir a sociedade na qual está inserido.
Os conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos até aqui, nos proporcionam como educadores experiências para que possamos atuar na cooperação para que este sujeito atue ativamente neste contexto social do qual participa.
As pesquisas, os debates, e o estudo mais aprofundado sobre o tema, enriquecem e norteiam a prática pedagógica e/ou docente que se faz necessária diante de tantos desafios que surgem diariamente no ambiente escolar no que diz respeito às peculiaridades de cada sujeito.
2- Desenvolvimento
Anteriormente, a educação era vista como a principal responsável pela suposta formação do sujeito, e a pessoa do professor era a ferramenta usada para este único e principal objetivo.
Hoje em dia após estudos realizados por sociólogos, filósofos, dentre outros estudiosos, temos no aluno o principal ponto de partida para a nossa prática.
O reconhecimento desse sujeito como construtor da sociedade, modificou a prática em sala de aula, tornou-se possível e importante ressaltar para o mesmo o papel que desenvolve na sociedade.
O reconhecimento do sujeito como sócio-histórico-cultural capaz de transformar o meio onde vive, por parte do professor já desencadeia o próprio processo d entendimento desse papel por parte do aluno.
Quando este aluno é visto sob esses aspectos ele põe em prática o saber crítico e não passivo, sendo valorizadas características próprias e fundamentais para a sua construção e sua atuação na vida prática.
Para termos uma visão integrada e integradora do aluno como sujeito, é necessário considerar seus padrões evolutivos bem como