trabalho da faculdade de RH, sobre HSBC foi multado
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67.500.000,00, por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 colaboradores entre os anos de 1999 e 2003. A decisão do juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) . A ação civil pública foi ajuizada pelo MPT-PR, que recebeu a denúncia da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região, no dia 8 de agosto de 2012.
O objetivo principal deste trabalho é evidenciar o modo de entender o ser humano enquanto pessoa, devidamente reconhecida, respeitada e valorizada em seu papel profissional, desempenhado no ambiente empresarial, em que atua. O funcionário é um dos suportes mais importantes de uma empresa, uma base de sustentação . Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. Isso é imprescindível, mas também é necessário investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas suas condições de trabalho. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses.
2 DESENVOLVIMENTO
Com sede em Londres, a HSBC é uma das maiores organizações bancárias e de serviços financeiros no mundo. A rede internacional do HSBC compreende cerca de 7.200 escritórios em 85 países e territórios na Europa, região Ásia-Pacífico, Américas, Oriente Médio e África, oferecendo uma gama completa de serviços financeiros a indivíduos, empresas e instituições. No total, o HSBC atende a mais de 85