Produ O Textual Individual
Este trabalho tem por objetivo de analisar os benefícios/oportunidades trazidos pela informatização no que se refere à investigação de funcionários realizada pelo próprio empregador. Há relatos de casos em que a privacidade dos mesmos fora violada. A gestão de recursos humanos tendencia ao controle de processos e colaboradores, porém não ao ponto da invasão de privacidade. Precisa-se entender que independente dos desvios comportamentais, a premissa do RH será sempre “gente cuidando de gente”, logo as estratégias de investigação precisam ser realizadas cuidadosamente, a fim de não afetar os princípios éticos da organização e principalmente dos indivíduos envolvidos.
Nesse trabalho será analisado o caso em que o “HSBC foi multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MTP-PR “em agosto de 2012, sendo condenado a pagar indenização por danos morais e coletivos, aos 152 colaboradores que foram afastados entre os anos de 1999 a 2003. Sendo que a instituição financeira contratou uma empresa de investigação empresarial para realizar uma inquirição de testemunhas devido ao alto índice de afastamentos por motivos de saúde.
É sabido que o HSBC sempre lutou para manter os mais elevados padrões éticos, porém cometeu atos de violar o lar, a intimidade e a vida privada de seus colaboradores. Entende-se que para casos de suspeitas de fraudes de licenças médicas é preciso coletar dados, porém a estratégia abordada pela organização infelizmente foi constatada como agressiva, visto que as investigações poderiam ter sido realizadas junto às unidades de saúde e a partir daí tomada medidas cabíveis individualmente. A coleta de dados para o estudo que será explanado está baseada em pesquisas referente aos princípios e valores do Banco HSBC, matérias de revistas e páginas virtuais.
2 DESENVOLVIMENTO
A Sociedade da Informação - é uma sociedade integrada por complexas redes de