Artes Visuais
Este trabalho propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva, com o objetivo mostrar a importância do ensino de Artes Visuais através da leitura e releitura de imagens em uma escola bilíngue para educação de surdos. Para tanto, pretende apresentar também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso no que diz respeito à inclusão e aponta os limites da materialização das propostas levantadas. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelos limites encontrados e mostrando os resultados da superação de diversos obstáculos.
Palavras-chave: artes visuais, educação inclusiva, ensino-aprendizagem.
This work proposes to analyze the challenges of offering a special education within the current inclusive education policy , in order to show the importance of education of Visual Arts by reading and re-reading of images in a bilingual school for deaf education . Therefore, also intends to present a case study in a public school considered representative of success with regard to inclusion and points out the limits of realization of the proposals raised . Concludes highlighting the impasses found established by the limits and showing the results of overcoming many obstacles.
Keywords: visual arts, inclusive education , teaching and learning .
Introdução
“Não vês que o olho abraça a beleza do mundo inteiro?(...) O espírito do pintor deve fazer-se semelhante a um espelho que adota a cor do que olha e se enche de tantas imagens quantas coisas tiver adiante de si.” Leonardo da Vinci (BUENO, 2008, p.11)
O presente trabalho tem como tema a importância das Artes Visuais para o ensino-aprendizagem de alunos da Escola Municipal Bilingüe Rompendo o Silêncio, uma escola pública de