Trabalho da escola
10. Aristóteles explicava a virtude como o meio-termo entre dois vícios. Com base nessa afirmação, explique a ética aristotélica.
11. Porque a ética do período medieval e chamada cristã? Quais os aspectos que a caracterizam como cristã e qual a diferença da ética grega?
12. Para Santo Agostinho, a virtude é o bom uso da liberdade de escolha, do livre-arbítrio. Com base nessa afrimação, explique a ética agostiniana.
13. Por que a ética da idade moderna pode ser considerada uma ética antropocêntrica? Vincule sua resposta a uma interpretação da seguinte frase de um filósofa desse perído,Voltaire, em seu Tratado de Metafísica (cap. 9): "Ser desprezado por aqueles com quem se vive é coisa que ninguém pode e jamais poderá suportar. Talvez seja esse o maior freio que a natureza tenha posto nas injustiças dos homens".
14. Para Kant, a virtude é aforça das máximas do indivíduo na realização de seu dever. Com base nessa afirmação, explique a ética kantiana.
15. Desde o início do período comtemporâneo, a reflexão ética radicalizou a recusa de uma fundamentação trancscedental para a moralidade. Seu ponto de partida passou a ser não o ser humano ideal, mas o indivíduo concreto e social, com suas necessidades, desejos, limitações e aberturas. Sintetize como se expressa essa tendência nas concepções éticas dos seguintes filósofos:
a) Hegel; b) Marx; c) Habermas.