Trabalho da Dengue Parte escrita
A dengue é uma doença provocada por um mosquito de nome Aedes Aegypti. Estudos comprovam que atualmente, é um dos problemas mais enfrentados no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem com a dengue todos os anos em mais de cem países, de todos os continentes, excetuando-se a Europa. Aproximadamente 20 mil pessoas morrem em decorrência da doença.
O principal fator de proliferação do transmissor da dengue é a água parada. Se ela estiver na sombra, é ainda mais propícia. A fêmea deixa seus ovos sobre a água e as larvas começam a aparecer em poucos dias.
A dengue é a doença transmitida por mosquitos mais ameaçadora e de mais rápida propagação, estando propensa a causar pandemia. Assim, é de suma importância analisar como ocorre a propagação dessa doença.
1. A Dengue e sua propagação
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de