RESENHA AS AVENTURAS DE PI
Resenha do Filme “As Aventuras de Pi”
Nome: Daniel E. da Silva Freitas
Turma: 432 (quinta-feira à noite)
O Filme as Aventuras de Pi narra a historia de Piscine Molitor Patel que sempre foi um garoto peculiar. Sua visão de mundo era diferenciada em relação aos outros meninos de sua idade pois, já desde criança pretendia fazer parte de várias crenças religiosas, tirando proveito delas e ignorando suas rivalidades. A história traz, em seus 127 minutos de duração muito simbolismos sobre destino, sentido da vida e fé. logo no começo da narração Pi define sua jornada em alto-mar como uma "história para acreditar em Deus”.
Este fato chega a ser curioso, pois antes do naufrágio Pi não tinha uma religião definida pois já tinha conhecido ate então Vishu do Hinduismo, Alah do Islamismo e Jesus Cristo do Cristianismo. Os três são apresentados como o mesmo Deus, uma ideia que ignora completamente o que cada uma destas religiões ( hinduísmo, cristianismo e islamismo ) ensinam sobre Deus. Não existe muita igualdade teológica racional possível para fazer comparação entre estes três conceitos de Deus. O hinduísmo é politeísta (33 milhões de deuses) e inclusivista, o cristianismo é trinitário e unitario em algumas igrejas e o islamismo é unitário. Então entende-se que na verdade todos nós buscamos algum Deus para crer, e quando Pi questiona o escritor/repórter que o está entrevistando com a pergunta: “qual das duas histórias é a melhor? Qual você prefere?”. Quando o repórter, que não acreditava em Deus, mas agora parece que acredita, responde: “A do tigre”, Pi então replica, é a mesma coisa com relação a Deus.
A existência de Deus é uma questão de preferência pessoal subjetiva. Todas as religiões levam ao mesmo Deus. Escolher uma ou várias como Pi, é uma questão totalmente subjetiva. E crer no Deus que escolhemos nos faz bem, independentemente de sabermos se ele é verdade ou não. No resumo de tudo o jovem Pi é ao mesmo tempo hindu, cristão e