Trabalho Da Ana Parte Da D Bora
2.1 - A CULTURA ORGANIZACIONAL
Para entender os aspectos da motivação e alinha-las com qualidade de vida temos que entender o caminho da cultura organizacional.
A cultura organizacional é constituída de aspectos, que dão às organizações um modo particular de ser. Ela está para a organização, assim como a personalidade está para o individuo. Ela representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos, que distingue uma organização das outras. A cultura molda a identidade de uma organização, assim como a identidade e o reconhecimento dos próprios funcionários. A cultura organizacional rege o comportamento dos funcionários e é através dela que ocorre a interação social, o crescimento e o desenvolvimento, tornando os funcionários mais disciplinados e dedicados.
Por isso, é necessário que as organizações estejam atentas e tenham ciência da força que a cultura tem sobre as atitudes das pessoas envolvidas, e tenham como objetivo uma cultura capaz de promover o alcance dos objetivos e metas estabelecidos pela a organização, assim como valorizar e motivar seus colaboradores.
É importante que os trabalhadores aprendam a cultura de sua empresa, para que possam compará-las com suas expectativas individuais dentro das organizações, com isso proporcionando certa homogeneidade comportamental que fortalece os aspectos motivacionais e morais do que idealiza uma empresa.
2.2 MOTIVAÇÃO
Todas as motivações humanas são baseadas no interesse próprio. Somos motivados a fazer algo somente quando isso nos beneficia de alguma forma. O trabalhador precisa sentir que a empresa o valoriza, e o estimula em uma direção exata dentro da própria organização, e perceba que seu perfil se encaixa com o perfil da empresa e o ajude a desenvolver suas habilidades e a alcançar seus objetivos dentro da vida profissional.
O trabalhador motivado apresenta mais comprometimento e se destaca no desenvolvimento de suas tarefas. Mas cabe salientar que os