trabalho CPLP
Este trabalho aborda a organização internacional CPLP, pelo ponto de vista da geografia política. Traz um pouco dos conflitos existentes em seus países membros, inclusive o conflito levantado pelo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa de 1990 e sua repercussão perante Brasil e Portugal.
Ao fim do trabalho vemos que não apenas este conflito existiu, mas em meio as relações de poder exercidas ao longo, descobrimos diversos conflitos que foram originados de relações de poder.
1. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos falar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ou CPLP, que de maneira breve é uma organização transnacional que visa o reforço da amizade mútua e da cooperação entre os seus países membros. Foi criada no dia 17 de julho de 1996 e é uma instituição com autonomia financeira e jurídica, englobando diversos países cujo tem como língua oficial a Língua Portuguesa. É composta pelos seguintes órgãos: Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, Conselho de Ministros, Comité de Concertação Permanente (órgãos deliberativos), Secretariado Executivo, aos quais foram acrescentados, em 2002, a Reunião dos Pontos Focais da Cooperação e as Reuniões Ministeriais. O seu primeiro Secretário Executivo foi o político angolano Marcolino Moco.
A CPLP tem como objetivos a harmonia política e diplomática entre os seus Estados membros (servindo assim de fórum de promoção internacional dos mesmos), a cooperação entre as nações constituintes em todos os domínios, o desenvolvimento de projetos de promoção e divulgação da língua portuguesa. Todos os Estados membros desfrutam de igualdade e reciprocidade de tratamento na CPLP, mantendo as suas identidades nacionais e respeitando o princípio da não-ingerência em assuntos de cada um dos países, bem como a sua integridade territorial. A paz, democracia, direitos humanos, justiça social e estado de direito são os objetivos a que se votam os membros da CPLP de acordo com os princípios por que se