Trabalho Conta
O lado do Ativo é igual ao Débito, porque as contas que o compõe são devedoras. O lado do Passivo é igual ao Crédito, porque as contas que o compõe são credoras. As transações são registradas nas contas através de lançamentos de débito e crédito. Débito e Crédito são palavras convencionadas para indicar se uma transação aumenta ou diminui o Ativo, Passivo Exigível (Obrigações) e o Patrimônio Líquido de uma empresa. Portanto, debitar e creditar representam registrar um débito e registrar um crédito nas contas devidas. Vamos falar de 2 exemplos para a melhor compreensão: Sendo que aplicação é o débito e origem o crédito.
1º Exemplo: Compra de um veículo, á vista, por R$ 30.000,00. O dinheiro para a compra do veículo sairá do Caixa, a conta Caixa é a origem do recurso, como origem é o credito, a conta Caixa será a conta creditada. Então, a conta Veículo será a aplicação, como aplicação é o débito, a conta Veículo será a conta debitada.
2º Exemplo: Compra de mercadorias, a prazo, no valor de R$ 5.000,00. O dinheiro saiu do Fornecedor, pois como a compra foi aprazo é como se o fornecedor tivesse emprestado o dinheiro para a empresa compradora adquirir a mercadoria. Portanto, a conta Fornecedor é a origem do recurso, como origem é o credito, a conta Fornecedor será a conta creditada. Então, a conta Mercadoria será a aplicação, como aplicação é o débito, a conta Mercadoria será a conta debitada.
As contas patrimoniais recebem este nome porque fazem parte do Balanço Patrimonial, divididas entre contas de ativos, passivos e patrimônio líquido, cuja função é saber o total de patrimônio que uma empresa possui. Por patrimônio, a contabilidade entende o conjunto de bens e direitos (Ativos) e de obrigações(Pa ssivos), sendo a diferença entre os ativos e os passivos, denominada de patrimônio líquido. O mecanismo de lançamento dos débitos e dos créditos em contas patrimoniais dependerá da natureza dos saldos das contas, sendo que 99% das