trabalho faz de conta
1- Introdução A finalidade deste trabalho é mostrar a importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento infantil (afetivo, cognitivo, motor e social). Analisar qual a importância e quais estímulos a escola atribui ao desenvolvimento da compreensão do mundo real por meio do mundo imaginário da criança. Visto que a brincadeira de faz de conta (jogo simbólico) permite à criança a capacidade de imitar, imaginar, internalizar regras, enfrentar seus medos e angústias, conquistando assim, sua autonomia.
Palavras-chave: Faz de conta, Desenvolvimento infantil, Prática docente.
A brincadeira de faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação. Por meio da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do adulto, no qual adquire controle interior, autoestima e confiança em si mesma, levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de decisões, como por exemplo, comer sozinhos, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim, compreendê-las melhor. De acordo com Freud apud KISHIMOTO (2003, p.57).
Cada criança em suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo ou, dizendo melhor, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.
Aborda-se também a docência, pois os professores devem ter conhecimento da importância do brincar, (em especial o brincar de faz de conta) enfatizando o desenvolvimento social da criança.
2- A importância do faz de conta A infância tem uma característica muito forte que é marcada pelo brincar, e é pelo brincar, e em especial, a brincadeira do faz