Resumo mirtes
A capital de Rondônia, fundada por volta de 1907 Oficializada em 2 de outubro de 1914. Teve sua ocupação a partir da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no início do século XX e assim surgiu a cidade, baseada em no traçado Arquitetônico americano, sem aplicações de pensamentos urbanísticos que se encaixe nas características amazônica. Este texto foi produzido com objetivo debater o pensamento urbanístico desenvolvido ao longo do século XX em Porto Velho na criação dos seus bairros, até os dias atuais e uma analise superficial para o futuro.
1 O INICIO DOS BAIRROS
1.1 PORTO VELHO E OS PRIMEIROS BAIRROS
Foto cedida por Luiz Brito
Segundo o Aposentado e Saldado da borracha, Francisco Viera de Assis, Antes do governo federal assumir a administração da estrada de ferro Madeira Mamoré, até então administrada pelas empresas Canadenses, a ferrovia acarretava problemas sociais tais como a instalação de escolas e habitação, com isso por volta de 1931, foi nomeado superintendente o tenente do exército, Aluízio Pinheiro Ferreira para administrar a ferrovia.
O bairro Caiari, surgiu nas décadas de 30 e 40, situam-se nas Ruas Duque de Caxias e Santos Dumont, Avenida Presidente Dutra, Farqhuar, Carlos Gomes e Rogério Weber. Essas casas eram destinadas aos funcionários graduados da ferrovia, eram dotadas de sistema de ventilação, avarandadas, com rede de água encanada e instalação elétrica. o nome de Caiary, na etimologia tupi-guarani, significa madeira em cima d’água. o traçado da cidade, herdado dos americanos que trouxeram o formato de ruas retas, que levavam aos pontos extremos, facilitando a locomoção pela cidade.
A avenida Sete de Setembro chamava-se rua do Comércio e a avenida Presidente Dutra, de Rua Divisória, e surgiram no início da criação da cidade.
Pedacinho de Chão, Arigolândia, Olaria, Pedrinhas e Cidade do Lobo. Na década de 1970 foi preciso abrir uma avenida chamada Norte e Sul, que começava na avenida Pinheiro Machado e acabava no quartel do