Trabalho de plano de contas
Contabilidade
Plano de Contas
O plano de contas se refere a qualquer tipo de empresa com sociedade por ações - companhia aberta.
As contas são tudo que se compra, vende, recebe ou paga. Resumem-se em bens, direitos, obrigações e Patrimônio Liquido, através destas pode-se analisar a situação econômico-finaceira de uma empresa.
São classificadas em:
Contas Patrimoniais: representam os bens, direitos, obrigações e a situação liquida das entidades, ou seja: ativo, passivo, e patrimônio liquido. As contas patrimoniais possuem vida indeterminada, permanecendo com o seu saldo no momento das demonstrações, sendo que o saldo final de um exercício representa o saldo inicial da mesma conta no exercício seguinte.
Contas de Resultado: Modificam o patrimônio liquido e estão representados pelas receitas e pelas despesas. No final de cada exercício estas contas terão seu saldo transferido para a conta de apuração do resultado, sendo que no exercício seguinte elas começam com o saldo zero.
Analisando as três teorias, temos que:
I – A conta capital, como as demais contas de patrimônio liquido, é: * Conta dos proprietários, segundo a Teoria Personalista; * Conta diferencial, segundo a Teoria Materialista; * Conta patrimonial, segunda a Teoria Patrimonialista.
II – A conta despesas de salários, como as demais contas de resultado, é: * Conta dos proprietários, segundo a Teoria Personalista; * Conta diferencial, segundo a Teoria Materialista; * Conta de resultado, segundo a Teoria Patrimonialista.
Códigos de identificação.
Código de contas.
É o numero que se encontra à esquerda de cada conta e serve pra facilitar o seu manuseio. Os códigos começam pelas seguintes algarismos:
Algarismos Contas 1. Contas do Ativo 2. Contas do Passivo 3. Contas de Despesas 4. Conta de Receitas 5. Contas de Custos, Dedicação e Prejuízo Bruto 6. Conta de Receitas Bruta, Deduções e Lucro Bruto.
Definição
Bens: São as