TRABALHO CONT RURAL
Acadêmica: Marcia Terres Dalsolio
Matéria: Contabilidade Rural Professora: Andrielli S. dos Santos
5° Semestre de Ciências Contábeis
Ano: 2015 1° Bimestre
1 – Conceitos Básicos Atividade Rural
São três os campos de Atividade Rural: Atividade Agrícola, Atividade Zootécnica e Atividade Agroindustrial.
A - Atividade Agrícola: temos dois grandes grupos: a) Cultura hortaliça e forrageira – cereais, hortaliças, fibras, tubérculos, especiarias, etc. b) Arboricultura – florestamento, reflorestamento, pomares, vinhedos, etc.
B – Atividade Zootécnica: Produção Animal: é a atividade que tem como objetivo a criação de animais. Ex.: Apicultura (abelhas); Avicultura (aves); Piscicultura (peixes); e Pecuária (gado). C – Atividade Agroindustrial: Beneficiamento, Transformação dos produtos da Atividade Agrícola e Zootécnica, não podendo alterar a composição e as características do produto in natura.
2 – Modalidades de Exploração na Agropecuária Arrendamento: O Contrato de Arrendamento Rural é aquele pelo qual o proprietário (arrendante) cede ao arrendatário, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de seu imóvel rural (no todo ou em parte, com ou sem benfeitorias e outros bens), para que o arrendatário exerça atividade extrativa, agropecuária, agroindustrial ou mista, mediante retribuição certa ou aluguel. Parceria: A parceria rural é a modalidade contratual pela qual o parceiro-proprietário cede ao parceiro-produtor o uso da terra, partilhando com este os riscos do caso fortuito e da força maior e os frutos do produto da colheita ou da venda dos animais. Comodato: O comodato é uma modalidade contratual entre proprietários e trabalhadores da terra. É classificado como contrato agrário atípico, porque ele não é disciplinado pela legislação agrária (Estatuto da Terra) e sim pelo Código Civil. Mas, pela sua natureza rural, é um contrato agrário, embora atípico.
3 – Diferença entre Custos e Despesas na Contabilidade Rural Custos são desembolsos