Mar Vermelha
A maré vermelha é provocada por um desequilíbrio ecológico que é gerado pelo aumento excessivo de algumas espécies de algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella, que se caracterizam pela presença de pigmentos avermelhados no interior de suas células. E assim causam as chamadas “marés vermelhas”, contudo a coloração da água pode variar para um vermelho intenso ao marrom. Esse fenômeno pode acontecer tanto em água doce quanto em água salgada.
Essas algas microscópicas vivem em grande quantidade nos mares e lagos de todo o planeta, fazem parte do fitoplâncton que, é a base da cadeia alimentar aquática. Geralmente são encontradas em grandes profundidades, mas um dos fatores para que isso ocorra são mudanças de temperaturas, alterações na salinidade e despejo de esgoto nos mares, assim elas se multiplicam e sobem para a superfície. Ali, produzem e liberam toxinas que envenenam a água, o que acaba matando os peixes. A presença excessiva desses organismos na superfície impede a passagem de luz para os outros seres vivos e diminui a oxigenação da água, delimitando a taxa fotossintética local. Os organismos filtradores são os mais atingidos.
Além de causar a morte de centenas de habitantes aquáticos, a maré vermelha prejudica a atividade pesqueira, portanto, a atividade econômica. Caso o ser humano venha a ingerir algum alimento contaminado com essa toxina, ela pode causar danos à saúde como: diarreias, problemas respiratórios e circulatórios.
Para evitar novos desastres ambientais do tipo, os cientistas vêm aperfeiçoando técnicas de monitoramento capazes de prever quando e onde ocorrerão novos episódios. Por enquanto, é preciso enfatizar que é necessário um cuidado maior com a poluição dos mares.
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maré_vermelha http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinoflagelado
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u83.jhtm