Agroindústria
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALEXANDRE OLIVEIRA GARÇÃO
JOSÉ LUIS COSTA OLIVEIRA
SEGURANÇA NA AGROINDÚSTRIA
VOLTA REDONDA – RJ
2012
ALEXANDRE OLIVEIRA GARÇÃO
JOSÉ LUIS COSTA OLIVEIRA
SEGURANÇA NA AGROINDÚSTRIA
Trabalho do módulo Prevenção e Controle de Riscos apresentado no curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, no Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA, Campus Tangerinal.
Professor: Ronaldo Borges
VOLTA REDONDA - RJ
2012
INTRODUÇÃO
Os poucos dados e estudos existentes apontam para uma situação preocupante, com relação aos riscos de acidentes envolvidos nas lidas da agricultura, em função de vários fatores, dentre os quais a mecanização e automação do trabalho rural, a utilização de transporte automotivo, utilização de insumos químicos, ferramentas e equipamentos inadequadas, o trato com os animais de criação, dentre outros. Ressalte-se ainda que menos da metade dos trabalhadores da agricultura que sofrem acidentes procuram tratamento, e destes apenas a metade procuram o atendimento nos postos de saúde, indicando a existência de problemas na estrutura assistencial e sub-registro dos acidentes, o que leva os mesmos a possivelmente não usufruir dos benefícios previdenciários.
A agricultura constitui-se em um setor da economia de grande importância para a humanidade, e dentro dele a agricultura familiar vem ocupando um importante papel social. Reconhecidamente a agricultura familiar é considerada de importância na absorção de mão de obra e na produção de alimentos, quer para o consumo interno nacional, como para o autoconsumo dessa parcela populacional, registrando-se, entretanto a necessidade de pesquisas que levem ao incremento da produtividade e do desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas ao setor.
A produção familiar além de fonte de recursos para famílias de menor renda atua como