Trabalho Constru O De Edificios 1
Nome: Alexsander Reinaldo Emmel
Curso: Técnico em Edificações
Disciplina: Construção de Edifícios 1 Santa Cruz do sul, Agosto de 2014.
Quando se inicia uma obra, o ideal é saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar, quanto que irão custar e, consequentemente, quando vão acabar. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados em todas as fases de execução do projeto.
O resultado desse planejamento é o cronograma da obra e a planilha de orçamentos. Esses registros expressam visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção e o seu devido custo. Eles podem ser mais ou menos detalhado, contemplando a duração de serviços específicos (por exemplo, a instalação das esquadrias de um edifício) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundações, estrutura, alvenaria, etc.), e também na previsão do custo total da obra (Quantidade de materiais por m², diária do pedreiro, e etc.). Quando o cronograma mostra também, os valores que serão gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma físico-financeiro.
Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa, que o levará a gastar o dinheiro da obra no momento certo. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra.
1. ESTUDO PRELIMINAR
1.1 Programa de necessidades.
Casa térrea, de até 80m², bem arejada e iluminada e com a separação de ambientes íntimos e sociais.
1.2 Levantamento Topográfico.
1.3 Elaboração do Anteprojeto.
2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
2.1.Projeto de planta baixa desenvolvido em AutoCAD, em folha com margem e carimbo conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), representada à 1,5m de altura em escala 1:100, representando todos os