Trabalho Concorencia Monopolistica
Introdução 3
LISTA DE FIGURAS 4
O MERCADO DE CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 5
1. Equilíbrio da firma e da indústria no curto prazo 5
2. O equilíbrio da firma e da indústria no longo prazo 7
3. Algumas questões sobre o mercado de concorrência monopolística 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
No nosso cotidiano, se entramos em um supermercado encontramos nas prateleiras diferentes marcas de cereais, alimentos congelados entre outros . Portanto, em cada grupo de produtos, os produtos e serviços são diferentes o suficiente ao ponto de competirem entre si. Olhando de outro lado mais uma vez encontramos as gasolineiras espalhadas em diversos pontos das nossas cidades, que vendem o mesmo produto mas concorrem quanto a localização e a marca. Então, porque os preços de mesmos tipo de produtos podem ser diferentes? É esta e varias outras questões que se vão tratar ao longo deste trabalho.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Determinação do nível ótimo de produção da firma típica em um mercado de concorrência monopolística no curto prazo. 7
Figura 2: Equilíbrio da firma típica em um mercado de concorrência monopolística no longo prazo. 8
MERCADO DE CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
O mercado de concorrência monopolística se caracteriza por apresentar um grande número de firmas produzindo produtos similares, com características particulares que diferenciam uns dos outros, tornando-os, de certa forma, heterogêneos. Esses produtos podem realmente diferir em termos de qualidade, reputação, localização geográfica ou aparência. Embora as firmas nesse mercado se caracterizem por produzir produtos similares, cada firma tem o poder de monopólio na sua própria marca. A existência de um grande número de competidores se verifica porque a entrada e a saída de novas firmas nesse mercado é livre, não existindo barreiras que impeçam o livre movimento de firmas nesse mercado. Com base nesses elementos, pode-se então definir o mercado de concorrência monopolística da seguinte forma: