MEU TRABALHO ACAD MICO 2 SEMESTRE INDIVIDUAL
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Barcarena
2014
MARIA REGINA PEREIRA DOS SANTOS
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade.
Prof.
Regina Lúcia Sanches Malassise
Marcelo Caldeira Viegas
Wilson Sanches
Sebastião Oliveira
Barcarena
2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é verificar a evolução do setor supermercadista do Rio Grande do Sul. Sendo também abordado as estruturas de mercado e os métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial, onde as informações estatisticas são frequentemente aplicadas a gestão empresarial. Em outro aspecto abordaremos também a tendência as fases do capitalismo até chegarmos a sua fase atual onde podemos perceber o monopolismo e suas implicações.
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
1 . Microeconomia e Macroeconomia
As estruturas de mercado estão condicionadas a três características principais, sendo elas: número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreiras à entrada de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as fomas e mercado, segundo essas características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolistica (ou imperfeita) e oligopólio.
1.1. Concorrência Perfeita
É um tipo de estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita, nenhuma empresa pode por si só influenciar o mercado. O conjunto de empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demenda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá