TRABALHO: CONCEITOS DE TRABALHOS
O objetivo principal deste trabalho é expor conceitos fundamentais para a compreensão das relações de produção capitalistas. Os conceitos priorizados, decorrentes do pensamento de Celso João Ferretti, Giovanni Alves e José Rodrigues, sobre o: toyotismo, fordismo, “empregabilidade”, valor de troca e educação-mercadoria são formas de construção da identidade operária sob as novas demandas do capital, onde as novas formas de gestão e de organização do trabalho reforçam e legitimam os novos vínculos estabelecidos entre o mundo do trabalho e o da reprodução da força do trabalho, em que Ciência e Tecnologia entram em cena. Por fim, serão apresentados os argumentos sob a perspectiva do trabalho, que passou por inúmeras metamorfoses.
CONCEITO DE TRABALHO
“Trabalho é o processo através do qual o homem produz as coisas necessárias a sua existência”. “O trabalho engendra a vida social e, ao mesmo tempo, o que por ela é determinado”. (FERRETTI, 1988)
No decorrer de sua vida, o ser humano se defronta com realidades que estão ao seu redor as quais o circundam e de alguma maneira o fazem situar-se na totalidade do real participando das possibilidades de sua existência. Assim, querendo ou não, os homens, para transformarem a natureza em seu beneficio, constituíram formas de relacionamento com outros homens. Desta forma, em sua vivência, ele interage com as realidades a que se volta, como também com as pessoas com quem se relaciona, ou seja, o homem é um ser social, transforma a natureza e transforma a si mesma.
Todavia é preciso ressaltar os conceitos do mundo do trabalho, tomando como indicativos as problematizações explicitadas por Celso João Ferretti (1988) sobre uma nova proposta de orientação profissional. Portanto, o homem é o que é pelo trabalho, pois é pelo trabalho que o homem, ajudado pelos instrumentos criados por ele mesmo, modificou os meios de sua existência e, em