Trabalho completo nr 29
NR 29 Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.
Data: 22/03/2013
Alunos:
Rodrigo Moulin Ribeiro Pierott mat: 111210043
Jefferson Guilherme Teixeira mat: 110111606
Igor Amaral Neves de Nicolau mat: 111210126
Lucas Murara Francelino mat: 112111349
Igor Conrado da Silva Caetano mat: 111210100
Sumário:
Introdução – 1
Acessos às embarcações -
Conveses -
Trabalho com máquinas –
Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais -
Lingamento e deslingamento de cargas
Operações com contêineres
Segurança na estivagem de cargas
Segurança nos trabalhos de limpeza e manutenção nos portos e embarcações
Recondicionamento de embalagens
Operações com Cargas Perigosas
Cabe ao trabalhador
Introdução:
A NR 29 foi criada para regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.
IMPOSIÇÕES da NR 29: Organizar um Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (SESSTP), uma Cipa (CPATP) portuária, desenvolver Planos (PCE-Plano de Controle de Emergência, PAM-Plano de Ajuda Mútua), e os Programas das NR-7 (PCMSO) e NR-9 (PPRA) específicos do trabalho portuário.
Segundo especialistas, se a NR-29, que consolida a Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), não tivesse sido implantada para tratar da segurança e saúde do trabalho dos portuários, a situação estaria muito mais difícil nos portos em todo o país. Para alguns técnicos da DRT (Delegacia Regional do Trabalho), os acidentes poderiam ser evitados, não só pelo comportamento do trabalhador, mas pela condição da operação. Hoje, os portos operam um grande volume de cargas e a rotatividade de navios é elevada. A quantidade de trabalhadores também aumentou recentemente. Para a Fundacentro, (entidade governamental do Brasil que atua em