Trabalho: Comparação entre o filme Escritores da liberdade e as idéias de Paulo Freire
Matéria : Prática de Ensino I – Professora : Ana Julia – Julita.
Trabalho : Escritores da Liberdade e Paulo Freire.
ESCRITORES DA LIBERDADE
A professora Erin Gruwell era uma jovem educadora com muitos ideais que vai parar em uma escola onde percebe que a educação nada tem a ver com o que imaginou, sua turma, era heterogênea, dividida em gangues e etnias, onde eles eram muito agressivos por presenciar muita violência devido a disputas por respeito por suas raças, cores. Isso era motivo de muitas desavenças e brigas violentas. Os alunos eram completamente desinteressados pelas aulas, e Erin, mesmo decepcionada, não desiste e tenta encontrar alguma coisa que chame a atenção dos alunos para que consiga superar as barreiras encontradas. Mas, uma gozação que os alunos fazem com um colega negro, desperta na professora o desejo intenso de que tem que descobrir o que há dentro de cada uma daquelas vidas ali presentes, o que faz cada um daqueles seres esteja vivo e por qual motivo eles pretendem permanecerem vivos. Daí então começa todo o desenvolvimento de uma verdadeira educação.
Eis aí a semelhança com as idéias de Paulo Freire, pois é a partir do momento em que ela ouve a história de cada um, dá um diário e pede a eles que escreva nesse diário e começa a compartilhar com eles a verdade de cada um ali presente, começa então o interesse no aprendizado de cada aluno, eles passam a interessarem-se pelas matérias, a ficam amigos da professora, enxergam a escola como um lugar importante para estarem e os estudos como uma chave que irá abrir portas para um futuro melhor e diferente daquele mundo cheio de dor e tristeza que vivenciaram até hoje, um futuro capaz de lhes trazer dignidade e respeito.
Paulo Freire acreditava que todo ser humano é inteligente, basta dar oportunidade para que ele seja ele mesmo e para que o conhecimento parta da sua vivência, somos todos