experiencia de howtorne
A empresa pouco sabia da rotina, dos equipamentos, dos fatores determinantes da atitude dos funcionários.
Em 1.928, foi iniciado um programa de entrevistas que tinha como objetivo de ouvir os empregados para conhecer suas opiniões, suas atitudes e sugestões. Essa entrevistas foram realizadas entre 1.928 e 1.930, com 21.126 empregados e verificou a existência da organização informal. Segundo o autor, (pág. ) “[...]revelou a existência da organização informal dos operários a fim de se protegerem contra o que percebiam como ameaças da Administração.”, assim surgindo as chamadas organizações informais, que são manifestadas por meio de:
• Padrões que os operários julgavam ser normais, não sendo ultrapassados por nenhum funcionário.
• Práticas de punição social dos empregados que excedem os padrões de produção.
• Insatisfação quanto ao resultado do sistema de pagamento por incentivo de produção.
• Liderança Informal de alguns empregados mantendo o grupo unido.
• Contentamento e descontentamento com relação as atitudes dos superiores a respeito do comportamento dos empregados.
Essa organização informal mantêm os operários unidos através de laços de lealdade. Segundo o autor, (pág. ) “[...]. Quando o operário pretende ser leal à empresa, essa lealdade dividida entre o grupo e a companhia traz conflito, tensão, inquietação e descontentamento.”
Na quarta fase da Experiência de Hawthorne, foi escolhido um grupo experimental para trabalhar em uma determinada sala com condições idênticas às do departamento, e visava observar a organização informal. Segundo o autor, (pág. ) “[...]. Essa experiência visava analisar a organização informal dos operários.”
O sistema de