Processo decisório
Processo decisório é um processo de seleção e escolha que conduza àquela alternativa que for considerada ótima para a organização. A decisão é um das funções mais importantes na administração. Ele se inicia pela identificação das necessidades, do que é possível fazer, da informação que está disponível e da comunicação que precisa ser efetuada. Espera-se que estes elementos, ordenados numa estrutura lógica, resultem na possibilidade de uma melhor decisão. O processo de decisão, na maioria das organizações, envolve os seguintes passos:
- Formular o problema
- Estruturar o problema a fim de relacionar suas partes na forma de um modelo
- Proceder a uma montagem técnica do modelo
- Testar ou simular o modelo e suas possíveis soluções
- Estabelecer controles sobre a situação e a sua delimitação
- Implementar a solução a organização As decisões são tomadas por um individuo isolado, seja ele o governador, o ministro, presidente de uma grande organização, ou diretor técnico, financeiro, comercial, entre outros. A decisão final pode caber, ainda, a várias entidades e não apenas a um simples individuo.
Alguns tipos de decisões
- Rotineiras ou inovadoras São formuladas de maneira rotineira, calçadas em alguns regulamentos vigentes ou precedentes. Em alguns casos, apresentam características de originalidade, mas, com o passar do tempo, tornam-se rotineiras. As decisões inovadoras são formuladas para resolver situações novas, criando, consequentemente, novos procedentes. A formulação dessas decisões é geralmente, mais complexa, exigindo mais tempo e mais atenção e requerendo, portanto, a interveniência de executivos de escalões mais elevados da organização.
- Imediatas e mediatas Algumas decisões são formuladas pela direção, em poucos dias ou horas, enquanto outras se arrastam sem solução, durante meses e até anos.
- Premeditadas e improvisadas Algumas decisões têm um objetivo determinado, resultam da iniciativa