Trabalho comercio
Este trabalho tem como objetivo definir o que é e como é estruturado o Balanço de Pagamentos em um País e através deste entendimento, de que forma são criadas as Reservas Cambiais, qual seu nível ideal e as vantagens e desvantagens quando aplicada em um nível elevado, conhecendo seus pontos positivos e negativos.
1. Balanço de Pagamentos
“O primeiro país a inventar seu comércio internacional, segundo se diz, foi a Inglaterra, e o primeiro registro deste saldo remonta ao ano de 1355.”
(Prof. Sebastião Garcia de Freitas – Comércio Internacional)
À medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância desse comportamento. Assim, nasceu um registro que foi a semente do Balanço de Pagamentos. Com o crescimento do Comércio Internacional e com as dificuldades geradas pelos os problemas econômicos (tais como inflação, escassez de divisas, contingenciamento de importações, etc.), o registro das transações com o exterior se tornou muito importante. O assunto tornou-se de interesse geral, motivo por que o FMI criou uma padronização mundial das contas e passou a divulgar os Balanços de Pagamentos dos países-membros. Portanto as finalidades primordiais dos balanços de Pagamentos são:
• Informar como o país se comporta em suas transações com o exterior; • Tornar-se um instrumento para o governo tomar decisões necessárias para corrigir problemas relativos às transações com o exterior; • Servir para medir os efeitos das medidas tomadas.
1.1 Conceito
Os primeiros conceitos de balanço de Pagamentos diziam que era um registro de pagamentos e recebimentos feitos com o exterior. Posteriormente, verificou-se que o Balanço de Pagamentos deveria referir-se a um período determinado, geralmente o ano civil e abranger também operações que não eram pagamentos, tais como donativos. Diante disto,