Trabalho com. empr
O Sistema Toyota de produção, imitado e admirado pelo mundo inteiro, é uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a entender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização. Taiichi Ohno administrador e criador do sistema compartilha com os leitores (administradores e acadêmicos) através de livros e de testemunho, suas experiências que deram e dão certo até nos dias de hoje. Neste Capítulo apresentamos o começo de tudo, o que estimulou a criação do sistema, as dificuldades, como fazer o sistema funcionar, quem criou e o Just in time.
Quem foi Taiichi Ohno
Nascido em Dalian, China, formado em Engenharia Mecânica na escola técnica de Nagoya, entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company. Considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban, logo cedo na sua carreira ele expandiu as idéias desenvolvidas por Kiichito Toyoda para reduzir perdas na produção, iniciando a experimentação e o desenvolvimento de metodologias de produção que diminuíssem o tempo de fabricação dos componentes principais dos produtos e a criação de sub-linhas de montagens que dessem suporte a linha de produção final.
Nos anos 40, Ohno foi diretor da Toyota e durante esse período a empresa estava à beira da falência e, por isso, não poderia fazer novos investimentos em equipamentos e novas invenções. Foi quando, nos anos 50, houve o início de uma longa colaboração entre Ohno, Shigeo Shingo, consultor de qualidade da Toyota, e Edward Deming, principal responsável da chegada ao Japão do Controle de Processo Estatístico, para criar um sistema de estratégia de manufatura que fizesse a empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento.
Começando