Trabalho Citibank
CONTABILIDADE E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Citibank N.A
Alunos:
Debora Mare
Erick Garcia
Larissa Tamburri
Junho de 2015
1- Nome da Empresa analisada
Citibank N.A. – Filial Brasileira (CNPJ/MF nº 33.042.953/00001-71).
2- Resumo do contexto da empresa
O Citibank é um banco global com mais de três mil filiais em 36 países ao redor do mundo. Os Estados Unidos são o maior mercado único, com aproximadamente 26% das agências, gerando 51% da receita da empresa.
3- Análise a despesa de IR/CS evidenciada na DRE
As provisões para o imposto de renda e contribuição social foram constituídas sobre o lucro líquido ajustado conforme legislação fiscal, às alíquotas de 15% acrescidas do adicional de 10% para o Imposto de Renda, com base na Medida Provisória nº 449, de 03 de dezembro de 2008, convertida na Lei nº 11.941 de 27 de maio de 2009.
4- Quais são as principais diferenças apresentadas na conciliação entre o LAIR e o Lucro Real.
Conforme ítem 22 da Demonstração Financeira do Citibank N.A., constatamos que as principais diferenças entre o LAIR e o Lucro Real são: participação estatutária no lucro, JCP, ajuste de MTM, PDD, provisão para contingências (fiscal, trabalhista e cível), provisão para bônus, gratificações e PLR, provisões para demais pagamentos, bem como a compensação de prejuízo fiscal para o IRPJ e de base negativa para a CSLL, conforme segue:
5- Explique os principais ativos e passivos fiscais diferidos contabilizados?
Analisando o Item 9 da Demonstração Financeira, constatamos que a Sociedade adota o procedimento de constituir o Crédito Tributário sobre prejuizo fiscal e base negativa, não incluindo, pois, créditos tributários decorrentes de Adições Temporárias, conforme quadro apresentado na questão 6.
6- Existem créditos tributários decorrentes de prejuízo fiscal? Se sim, qual o prazo de compensação? Existe embasamento para ativação?
Os