Trabalho Ciliane
CURSO: PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
CURSISTAS:
TUTORA:
MARIA SEBASTIANA MIELKE
1. INTRODUÇÃO:
Uma das maiores problemáticas em nosso município é o transporte escolar que garante o acesso dos alunos das escolas da zona rural às unidades escolares da área urbana. Porem este transporte, de uso exclusivo dos estudantes e professores, transporta também os moradores das localidades. Super lotando os ônibus, ocupando acentos destinados a alunos, e por conta do sobre peso, a mecânica do ônibus sofre.
2. DESENVOLVIMENTO:
O Ministério da Educação executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.
O Caminho da Escola foi criado pela Resolução nº 3, de 28 de maro de 2007, e consiste na concesso, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para a aquisição, pelos estados e municípios, de onibus, miniônibus e micro-ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
Já o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) foi instituo pela Lei nz 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em real rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.
O Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que disponibiliza recursos destinados a compra e manutenção dos ônibus e veículos usados para o transporte de alunos, mas por falta de recursos, ou mesmo por comodidade, os moradores utilizam deste recurso, super lotando os ônibus e, por conta da péssima situação das estradas, contribuem para o desgaste do ônibus.
Após uma conversa com os responsáveis pelo transporte escolar percebe-se