P
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ALICE BENITES
Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares Pedagogia Social
BELA VISTA-MS
2015
ALICE BENITES
Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares
Pedagogia Social
Atividade 03, de Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares sob a orientação da Professora: Nesdete Mesquita Corrêa, no Curso de Pedagogia, da UFMS, polo de Bela Vista – MS.
BELA VISTA-MS
2015
SUMÁRIO
1 ATIVIDADE 3 resenha 02
2 Referencias 05
Atividade 3:
Resenha:
Titulo:
Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares
Pedagogia Social (MOURA; ZUCHETTI, 2006), em seu texto buscam retratar a importância de observar a atuação do pedagogo em espaços não escolares o que problematiza o termo PEDAGOGIA SOCIAL, o que se faz necessário para nossa formação acadêmica, pois nos sabemos que ser pedagogo na atual realidade implica na construção de saberes, competências e habilidades que extrapolam a profissão docente, ou seja, a pedagogia social apresenta-se como uma possibilidade de realização de práticas pedagógicas em diferentes espaços sociais. Vale ressaltar que, a educação esta ligada a cultura e a pratica social preocupada com a formação do sujeito no meio social em que está inserido, trazendo conhecimentos e experiências culturais relacionadas aos valores e com relação transformadora em função das necessidades politicas, econômicas e sociais da coletividade.
No Brasil, a história da luta pelo Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) está diretamente ligada ao conjunto de instituições criadas pela Igreja Católica e pela sociedade civil.
Para (MARTINS, 2004), implicam-se pautas como, a políticas de atendimento medidas de proteção, praticas do ato infracional, medidas pertinentes aos pais e responsáveis, normas do conselho tutelar, do acesso às justiças e os crimes e infrações administra. Por