Trabalho Ciencias Politicas
Alice Ottone, Marco Rezende, Paula Morais – 2A
Ibmec/MG - 2014
1. Explique o método filosófico platônico e a importância da noção de definição.
Platão toma como ponto de partida ,na sua filosofia, a busca pela definição iniciada por Sócrates (dizer o que é). Para ele a resposta para essa pergunta seria a ideia. A ideia não é apenas algo que pensamos, mas é algo que caracteriza a própria realidade que está sendo investigada. Assim ele faz uma distinção entre opinião e conhecimento. Opinião: crença comum das pessoas e subjetiva /Conhecimento: surge a partir da ideia, usada como uma verdade universal descoberta pela filosofia. Esta verdade universal é a base do idealismo platônico: noção de que por trás das coisas sempre existe uma realidade ideal, que é sempre a mesma e que pode ser descoberta pela filosofia.
A importância da noção de definição é clara, visto que o método de perguntas e respostas usado pro Sócrates se transforma em dialética platônica: o processo de refutar as opiniões existentes para descobrir as definições se torna a passagem do mundo sensível para o mundo inteligível, assim tem a formação do conhecimento.
2. Explique o modelo platônico da cidade-ideal e justifique a posição do rei-filósofo.
Para Platão a cidade ideal seria uma sociedade antidemocrática e dividida em classes, onde cada cidadão teria seu espaço e suas funções de acordo com suas virtudes e valores. O objetivo dessa utopia seria garantir a justiça e a ordem, através da administração dos reis filósofos.
O rei filosofo é uma das pecas chaves na republica de Platão por ser o responsável pelo governo da polis e ser um grande detentor de conhecimento de varias áreas. Associando com o Mito da Caverna, a ideia é a de que o governante só pode ser aquele que consegue abandonar o mundo das sombras e chegar à luz verdadeira, ou seja, abandonar o mundo sensível e abraçar o mundo inteligível. A razão é a única