Trabalho CG
1-) A temática central do texto é apresentar as relações internacionais em sua realidade prática e teórica entre os países, suas origens na história e a importância do cumprimento das cinco regras do sistema estatal.
O texto caracteriza a importância das RI, como surgiram e evoluíram ao longo dos anos e como se estabelecem atualmente. Um dos fatores que motivam o autor a escrever é a intenção de ressaltar a relevância das RI e de como elas nos influenciam, inclusive na vida cotidiana.
Estudar RI é importante, porque a população mundial está dividida em comunidades politicas territoriais distintas, que influenciam o modo de vida de todas as pessoas. Os estados, apesar de serem independentes uns dos outros, se unem e se influenciam, portanto, devem encontrar meios de coexistir. Quando um estado se isola do sistema estatal, o resultado geralmente é o sofrimento da população local (exemplo: Coreia do Norte e Iraque) sistema estatal é sistema de relações sociais, RI foca a natureza e as consequências dessas interações, é o estudo do sistema global de Estados a partir de várias perspectivas acadêmicas.
O texto é o primeiro capítulo do livro “introdução as relações internacionais”, que trata das principais teorias e abordagens das RI, relacionando-as com fatos históricos e perspectivas, desdás mais tradicionais, até as atuais.
2-) O livro ”Introdução as relações internacionais” foi escrito por dois autores, Robert Jackson e Georg Sorensen.
Jackson nasceu na Pensilvânia em 1892 e dedicou sua vida a carreira política, quando em 9 de outubro de 1954 morreu em Washington DC. Jackson colecionou cargos de excelentíssima importância durante sua carreira, tais como o de procurador geral dos EUA (enquanto a nação se preparava pra segunda guerra )e Juiz da suprema corte dos EUA por 13 anos. Apesar de suas notáveis conquistas, Jackson nunca chegou a fazer faculdade apesar de atuar na área de direito. É considerado um