Computação Gráfica
Número 03, Dezembro 2009
[OPÇÕES & OBJETIVOS] O que faz o profissional de Computação Gráfica?
Computação Gráfica é mais do que você imagina
A maioria das pessoas associa Computação Gráfica (CG) somente a efeitos especiais em filmes, entretanto, efeitos especiais em filmes são só uma das facetas da indústria por trás da computação gráfica.
Na realidade a Computação Gráfica que é a área da informática destinada à geração de imagens em geral está presente em diversas situações, desde o mais simples dos jogos eletrônicos até o projeto do mais moderno equipamento para viagens espaciais, passando também pela publicidade e pela medicina onde a criação de imagens de órgãos internos ao corpo humano possibilitando o diagnóstico de males que em outros tempos somente seria possível com intervenções cirúrgicas complicadas e comprometedoras.
Há uma variedade muito grande de oportunidades de trabalho, em várias áreas distintas, seja na indústria ou na academia. Por ser uma área da computação com um apelo visual muito grande, difícil é escolher exatamente a área na qual atuar, respeitando, obviamente, a sua aptidão pessoal.
Por ser uma área tão ampla é importante decidir o quanto mais cedo a área em que se deseja atuar em CG para facilitar assim a sua especialização já que raros cursos em nível de graduação podem propiciar as condições suficientes e necessárias para uma sólida na sua formação, porém cursos de pós-graduação oferecem ao aluno a possibilidade de aprofundar o seu conhecimento em determinado assunto de CG, gerando um conhecimento básico na área. Básico porque isso será apenas o começo, pode ser que se tenha um maior interesse na modelagem de objetos geométricos; em animação; em iluminação; no mapeamento e criação de texturas; no desenvolvimento de sistemas de computação gráfica; ou tenha uma inclinação mais pelo lado artístico da CG. Cada uma dessas especialidades é diferente e demanda habilidades diferentes. Muitos