TRABALHO CERTO
Introdução
Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados.Seu conceito é complexo, multifacetado e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos. O presente artigo descreve características do professor e de um ambiente que facilita a criatividade no contexto escolar. Apresenta também pesquisas que assinalaram características de professores criativos.
Apesar da variedade de conceitos e teorias e mesmo sabendo-se que a criatividade é um fenômeno complexo, multifacetado e pouco explorado, sobretudo no ambiente educacional, não há como negar sua importância no contexto escolar e a necessidade de promovê-la na formação dos alunos. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos.
Desenvolvimento
O autor do Material Complementar 1 diz que considera a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realização desse uma de suas necessidades. A natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural. Todo indivíduo se desenvolve em uma realidade social, em cujas necessidades e valorações culturais se moldam os próprios valores de vida. No indivíduo confrontam-se, por assim dizer, dois pólos de uma mesma relação: a sua criatividade que representa as potencialidades de um ser único, e sua criação que será a realização dessas potencialidades já dentro do quadro de determinada cultura.
Já o autor do Material Complementar 2, compreende a criatividade como potencialidade humana que está num processo contínuo de vir a ser, e que, portanto, carece de maiores e melhores argumentos científicos e sociais no sentido da formação do professor e de outras áreas profissionais.
O primeiro texto foi escrito no ano de 1993,e foi escrito em