Estrutura Organizacional
Estrutura Organizacional é formada por elementos administrativos que resultam na identificação, ordenação e agrupamentos das atividades dos recursos da empresa incluindo os níveis na hierarquia. (Oliveira, 2011)
Com essa definição temos uma relação de estudos da teoria da administração, tendo como base um conjunto estruturado de vários estudos desde Administração Científica à Administração do Conhecimento.
Daft (2010, p.86) Estrutura Organizacional é divida em vertical e horizontal. Na vertical temos a relações informais com a subordinação e os níveis hierárquicos, divisão das atividades em departamentos. Na horizontal inclui o sistema para a integração, coordenação, comunicação entre os departamentos.
Conforme Hall (2004, p.51) O aspecto horizontal, as tarefas são subdivididas, quanto mais dividido o trabalho maior e a complexidade da organização, envolvendo a especialização e a tarefas rotineiras. É avaliada pelos departamentos ou unidades em uma organização. A vertical é definida por níveis hierárquicos o autor ressalta quanto maior os níveis, maior é a autoridade.
O sistema é uma análise de estudo para formação de departamentalização da estrutura.
O sistema é considerado o foco principal da estrutura organizacional, todas as informações na entrada do sistema são cruciais para determinação de funções na organização. O processo de transformação na entrada é de insumo com processo final na saída produto ou serviço.
Existem dois tipos de sistema fechado não depende do ambiente ele é autônomo e instável. O sistema aberto depende do ambiente ele não só consome os recursos como transmite. Daft (2010 p. 14).
Encontra-se na estrutura organizacional três hierarquia de sistemas; Sistema: é uma pesquisa de informações; Subsistema: são partes identificadas da estrutura organizacional; Supersistema ou Ecossistema; é um conjunto de todos os sistemas. (Oliveira, 2011). Existem dois conceitos que facilitam o entendimento da empresa, sistema aberto e