Trabalho Cereda
Segundo vou apresentar algumas fotos colhidas na internet de como eram fabricados os tijolos.
Com todas estas informações, foram feitos alguns levantamentos sobre algumas questões relevantes, tais como, por exemplo, a concorrência que já se apresentava muito grande, que são as dos fabricantes de Bloco de cimento, no qual seria mais um agravante para a situação das antigas fabricas de bloco.
Em uma análise mais detalhada sobre essa concorrência e a inserção de blocos de cimento no mercado, constatou-se que o Bloco Cerâmico tem melhor desempenho Térmico , além disso são mais leves e facilitam a execução e a logística no canteiro.
Movimentam menos do que os blocos de concreto por isso as juntas de dilatação podem ser maiores , mas de contra partida existe os problemas pois o bloco cerâmico é menos aderente a argamassa, exige mais revestimento, é menos regular geometricamente e possui menor resistência mecânica do que o bloco de concreto, por ser mais leve quebra com mais facilidade, é menor no tamaanho e quebra com facilidade mas é mais barato.
Já os blocos de concreto que são o maior concorrente neste campo também tem seus pros e contras em relação ao bloco de cermica, como por exemplo ele pode ser revestido internamente com penas uma demão de argamassa, recebe cerâmica diretamente sobre sua superfície assim é mais econômico por gastar menos com revestimento.
A parede de bloco de concreto, é cerca de 20% mais pesada com melhor desempenho acústico , suas forms é mais regular geomentricamente e tem maior aderência e resistência mecânica exigindo menos mao de obra, sua parte negativa em relação ao bloco de cerâmica, é que sua devem ser menores, e como é mais pesado, dificulta a logística no canteiro de obras e é mais caro.
Neste caso com um diagnóstico da situação, eu trabalharia na parte de reestruturação das fabricas, primeiramente trabalhando a parte da união das fabricas