Obtenção de licor a partir da desidratação osmótica do mamão papaya
FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
JOSEANE PEREIRA DE OLIVEIRA
OBTENÇÃO DE LICOR A PARTIR DO SUBPRODUTO DA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DO MAMÃO PAPAYA (CARICA PAPAYA L.) VARIEDADE GOLDEN
JOÃO PESSOA – PB
2014
JOSEANE PEREIRA DE OLIVEIRA
OBTENÇÃO DE LICOR A PARTIR DO SUBPRODUTO DA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DO MAMÃO PAPAYA (CARICA PAPAYA L.) VARIEDADE GOLDEN
Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade Internacional da Paraíba, como requisito para a elaboração da monografia.
ORIENTADOR: Carlos Eduardo Vasconcelos de Oliveira
JOÃO PESSOA – PB
2014
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é o primeiro produtor mundial de mamão, com uma produção anual de 1.650.000 t/ano, situando-se entre os principais países exportadores, principalmente para o mercado europeu. A espécie Carica papaya é o mamoeiro mais cultivado em todo mundo (EMBRAPA, 2006).
O mamão (Carica papaya L.) é um fruto bastante consumido na forma in natura, tendo importantes qualidades funcionais e nutricionais, além de ser um fruto muito saboroso. No entanto, é um fruto climatérico com acentuada atividade respiratória, amadurecendo rapidamente (CHITARRA; CHITARRA, 2005).
De acordo com a Embrapa (2006), todos os anos, sete milhões de toneladas de frutas e quase seis milhões de toneladas de hortaliças produzidas no Brasil se perdem no caminho entre o campo e o consumidor final.
Um processo de conservação que pode ser aplicado a frutas mantendo sua integridade estrutural, nutricional e funcional é a desidratação osmótica, capaz de remover parte da água por imersão do alimento em uma solução hipertônica, simultaneamente à formulação direta da fruta processada por incorporação de aditivos à solução desidratante. Processo que permite a obtenção de frutas com melhor estabilidade de cor textura e aumento da vida