Trabalho Carta
Minerais evaporíticos, como Halita e Gipsita e Gesso, especialmente nitratos, são economicamente importantes no Peru e no Chile onde são extraídos para utilização na produção de fertilizantes e explosivos.
Formações de sais, como Halita são famosas por sua habilidade de induzir acidentes geológicos que geram locais ideais para originar rochas selantes ou impermeáveis para os depósitos de petróleo. É o caso das acumulações do Pré-sal descoberta pela Petrobras no Brasil, nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.
Curiosidades: Evaporitos são uma prova clara do dilúvio bíblico. Eles provam que grandes corpos de água já cobriram todos os continentes, muitos dos quais evaporaram deixando para trás extensos depósitos cristalinos. Depósitos de evaporação, como gesso, podem ser encontrados em todo o mundo.
Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos de granito, misturado a fragmentos de outros tipos de rochas igneas e sedimentares. Sua composição é formada de diversos minerais (dentre eles: feldspato e quartzo). Algumas das rochas mais antigas do mundo são gnaisses.
Essa rocha é amplamente empregada como brita na construção civil e pavimentação. Um exemplo de formação rochosa em gnaisse é o Pão de Açúcar, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Outro exemplo é a Pedra do Ingá, Monumento Nacional da Paraíba, ou ainda a estatueta encontrada em um sambaqui em Iguape em 1906 que faz parte do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em São Paulo. A Pedra Azul, ponto turístico