Trabalho Carta Capital
1. Por que o Brasil apresenta um saldo negativo na balança comercial setorial?
Nos últimos anos, o Brasil saiu do patamar de renda per capita de 8 mil dólares para o de 9,7 mil a 10 mil dólares, ou seja, os brasileiros adquiriram maior poder de compra do que possuíam anteriormente, com espaço para aquisição de produtos industriais além daqueles necessários à sobrevivência. Porém, como a indústria do Brasil não cresceu/desenvolveu de maneira a suprir a nova demanda, o consumo do país se dirigiu para os importados, e, como consequência disso, o Brasil passou a apresentar um saldo negativo na balança setorial, pois mais produtos são importados do que exportados.
2. Quais ações do governo provocam a atrofia da produção local?
A atrofia da produção local é provocada pela ausência de políticas apropriadas e por uma conjugação de juros elevados, falta de investimento, câmbio sobrevalorizado e exagerada abertura comercial.
3. Defina desindustrialização “normal ou positiva” e desindustrialização “precoce ou negativa”. Em qual das delas o Brasil se encaixa?
A desindustrialização nos países avançados, chamada de “normal ou positiva”, é aquela em que a participação relativa da manufatura diminui com o amadurecimento do setor, mas este continua a investir e liderar as exportações e inovações. No caso da desindustrialização “precoce ou negativa”, encontrada em nações subdesenvolvidas, há um crescimento reduzido da produção doméstica e aumento das importações de manufaturados, com consequências negativas no balanço de pagamentos e na economia. O Brasil se encaixa neste último caso.
4. Como Reino Unido, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, França, Japão, Coreia e Alemanha conseguiram dobrar sua renda per capita em 15 anos? Porque o Brasil não conseguiu isto?
Dentre os 25 países com população acima de 25 milhões de habitantes e