Trabalho Bruno
Disciplina: Teoria Econômica
Professor: Walter Alves Victorino
Aluno: Bruno Henrique Andrade Silva
1- A explicação da composição do balanço de pagamentos:
O balanço de pagamentos, segundo o manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional, pode ser definido como sendo o registro das transações econômicas (bens, serviços e fluxo capital), que ocorre entre residentes (que podem ser a agente família ou jurídica, a agente empresa), que tenha foco de interesse votado para o país no qual mantém residência fixa, trabalho, estudo para interesse do país. E os não residentes são aqueles agentes que não atendem ao requisito anterior. Porém as estas transações econômicas que ocorre entre estes agentes, têm um certo período de tempo. Tempo este que pode ser um mês, um trimestre, um semestre ou até um ano.
2 -Definição do Produto Interno Bruto:
O Produto Interno Bruto (PIB), é representado pela soma em valores finais de todos os bens e serviços finais produzidos numa região, durante um período determinado.
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região.
O Produto Interno Bruto (PIB) considera apenas os bens de serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários. Para elucidar melhor o significado do PIB, podemos dizer que o pão italiano vendido em padaria é um produto final já farinha de trigo, leite e os ingredientes usados no processo de transformação não são considerados pelo PIB.
3 - Observar a trajetória do balanço de pagamentos e do Produto interno Bruto
Trajetória do Balanço de Pagamentos:
A sua trajetória se dá por dois grandes grupos que são:
Transações Correntes e Movimento Capital
A) Transações Correntes são:
Balança comercial: Que envolve relações entre exportações e importações (FOB)
Balança de serviços: Que registram pagamentos e recebimentos de fatores de produção das trocas entre