Trabalho BP
1- Responda:
d) Quais as Demonstrações financeiras passíveis de elaboração e publicação pelas Sociedades por ações? Defina cada uma delas, evidenciando sua importância para análise econômico-financeira de uma empresa (1.0 na avaliação).
R: Balanço Patrimonial-BP; Mais importante relatório gerado pela Contabilidade, contempla todos os dados referentes a bens, direitos e obrigações da empresa, ou seja, a penas contas patrimoniais. É dividido em duas partes: Ativo, e Passivo + Patrimônio Liquido.
Demonstração do Resultado do Exercício–DRE; É um relatório que reúne todas as RECEITAS, CUSTOS e DESPESAS em determinado período para posterior apuração do lucro. A cada exercício o social, a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios;
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados-DLPA; É um relatório contábil que explica e evidencia as alterações e os motivos da variação entre o saldo inicial e o final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados contida no Patrimônio Líquido. Segundo a Lei 6.404/76, ela é de divulgação obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas, mas pode ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), desde que ela seja realmente incluída dentro dessa demonstração e divulgada pela companhia, pois ela mostra muito além, já que mostra todas as demais contas do patrimônio líquido.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido–DMPL; É um relatório contábil que visa a evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido em um determinado período. As mesmas informações que a Lei determina para a DLPA devem constar na DMPL, considerando que, nesta, as informações serão relativas à movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido.
Demonstração do Fluxo de Caixa-DFC; É um relatório contábil que tem por fim evidenciar as transações ocorridas em um determinado período e que provocaram modificações no saldo da conta Caixa. Trata-se de uma