Trabalho DRE E BP
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PROFESSOR: CLAUDIO JOSÉ HOFER
ARIEL PLEIN, MARCELO LOPES, JULIANA ORTH
BALANÇO PATRIMONIAL E DRE PROJETADOS
Itapiranga, SC
Abril, 2015
BALANÇO PATRIMONIAL
Conceito
Peça contábil por excelência, para ele é canalizado todo o resultado das operações da empresa e das transações que terão realização futura. Temos visto criticas a estes demonstrativos contábeis, tendo em vista que ele é elaborado em moeda corrente do pais e com isso, segundo grande parte das criticas, a informação constante do relatório se deteriora rapidamente ou já nasce inútil, dado o processo inflacionário ainda existente no pais.
“Temos que salientar que o balanço patrimonial é elaborado segundo os princípios contábeis geralmente aceitos, mas nada impede que, gerencial e internamente, se construam balanços com critérios de avaliação alternativos.” PADOVEZE, (pg 62, 2000) Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. O Balanço patrimonial é constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominado passivo e patrimônio liquido. A coluna do lado esquerdo é denominado Ativo. Atribui-se o lado esquerdo ao ativo e o direito ao passivo e patrimônio liquido por mera convenção. MARION, IUDÍCIBUS (pg, 162, 1991)
Explicação da expressão balanço patrimonial
Para o Portal da Contabilidade o termo balanço decorre do equilíbrio entre o Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade Aplicações = Origens. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre encontramos a igualdade. Só que, em vez de denominarmos balança ( assim como Balança Comercial), denominamos no masculino de balanço.
A expressão patrimonial origina-se do Patrimônio Global da empresa, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Daí origina-se a expressão: Patrimônio Líquido, que significa a