Trabalho Biologia
Desenvolvimento:
Os genes são unidades hereditárias que contêm a informação para a produção de substâncias bioquímicas especificas na célula. Determinam a nossa constituição biológica. São eles que nos tornam parecidos com os nossos progenitores e controlam o nosso crescimento e aparência. Também determinam a nossa resistência a determinadas doenças assim como a predisposição relativamente a outras, as chamadas doenças genéticas.
As doenças genéticas humanas podem ser classificadas em:
- Monogênicas
- Multifatoriais
- Cromossômicas
• Monogênicas:
Produzidas pela mutação ou alteração na sequência de DNA de um gene, as doenças genéticas são denominadas doenças hereditárias mendelianas, são conhecidas mais de 600 doenças hereditárias monogênicas, são conhecidas mais de 600 doenças hereditárias monogênicas, como exemplo: Anemia Falciforme, Hemofilia, Fibrose Cística, etc.
• Multifatoriais:
- As doenças multifatoriais normalmente afetam vários genes (poligênicos) e a sua expressão pode depender de fatores ambientais.
- A herança multifatorial também é associada com características de hereditariedade como padrões de impressão digital, altura, cor dos olhos e cor da pele.
Exemplos: Alzheimer, Hipertensão artéria, más formações congênitas, etc.
• Cromossômicas:
Devem‐se a alterações estruturais e/ou numéricas dos cromossomos, implicando uma ausência, duplicação ou distribuição anormal de parte de um, um, ou e vários cromossomos, que resultam em deficiência ou excesso de determinado material genético.
Exemplo: Síndrome de Down, Síndrome de Turner, etc.
A índia é um país conhecido pelo seu grande número de doenças ligadas a má formação genética, isso é consequência principalmente do alto número de casamento entre parentes, muito comum no país, e como já foi dito, Os genes precisam de ser renovados, quando existe um cruzamento de genes identicos isso provoca mal formaçoes geneticas.
Um grande exemplo historico que temos disso, foram os tempos da monarquia, muitos