Trabalho bimestral de literatura
Modernismo
Brasileiro
Duração – 1930 a 1945
Em que momento ocorreu??
• O Brasil e o mundo viveram profundas crises nas décadas de 1930 e 40, nesse momento o romance brasileiro se destaca, pois se coloca a serviço da análise crítica da realidade.
O quadro social, econômico e político que se verificava no Brasil e no mundo no início da década de 1930 – o nazifascismo, a crise da Bolsa de Nova
Iorque, a crise cafeeira, o combate ao socialismo – exigia dos artistas uma nova postura diante da realidade, nova posição ideológica.
•
O que foi??
Na prosa, foi evidente o interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo – Naturalismo do século XIX.
O romance focou o regionalismo, principalmente o nordestino, onde problemas como a seca, a migração, os problemas do trabalhador rural, a miséria, a ignorância foram ressaltados.
Além do regionalismo, destacaram-se também outras temáticas, surgiu o romance urbano e psicológico, o romance poético-metafísico e a narrativa surrealista.
A poesia da 2ª fase modernista percorreu um caminho de amadurecimento. No aspecto formal, o verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, se caracteriza como uma poesia de questionamento: da existência humana, do sentimento de
“estar-no-mundo”, inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa.
E as características?
• Amadurecimento e solidificação da poesia modernista. • Mistura do verso livre com formas tradicionais de compor poemas.
• Mistura da temática cotidiana com temática histórico-social.
• Revalorização da poesia simbolista.
Principais
Autores??
• Na prosa:
- Graciliano Ramos
- Rachel de Queiros
- Jorge Amado
- José Lins do Rego
- Érico Veríssimo
- Dionélio Machado
Na poesia
-
Carlos Drummond de Andrade
Murilo Mendes
Jorge de Lima
Cecília Meireles
Vinícius de Morais
Carlos Drummond de Andrade.
•Carlos Drummond de Andrade nasce em Itabira do Mato Dentro (MG), em 31 de outubro