Elaboração de bases de dados
UNIFAI
Ana Cláudia Costa Pinto
Andreia Viana dos Santos
Graciela Ione Duarte
Janaina Felix da Silva
Mônica Maria da Silva
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE BASE DE DADOS: BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL MAGAJ
Trabalho Bimestral, apresentado como atividade obrigatória do Curso de Biblioteconomia na disciplina Planejamento, Elaboração de Base de Dados, 4° semestre, sob a orientação do Profª. Cristina Palhares.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO 3
2. MODELO CONCEITUAL 4
3. MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO 4
4. BD RELACIONAL / PLANO FÍSCO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo organizar fisicamente a “Biblioteca Infanto-Juvenil Magaj”, assim como desenvolver o banco de dados dos materiais que compõem seu acervo, como livros, periódicos, gibis, peças teatrais e etc.
Esta biblioteca, que é comunitária, foi erguida graças aos esforços da comunidade e com a ajuda de empresários da região, que doaram uma grande quantidade de materiais, que chega a quase 15 mil exemplares.
Sendo assim, este projeto de organização é necessário para que o acervo seja disponibilizado em uma base informatizada e que seja de fácil consulta e recuperação aos seus usuários, que em sua maioria é composto por crianças e adolescentes.
1. PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A Biblioteca Infanto-Juvenil Magaj começará do zero, sendo assim, criaremos uma política de desenvolvimento de coleções a ser seguida para manter a ordem e as diretrizes estabelecidas para melhor funcionamento da unidade de informação.
Seguem algumas etapas para a organização física dos materiais que chegaram ao espaço onde a biblioteca será instalada: - Separar os materiais por tipo de suporte; - Separar os materiais por assunto; - Disponibilizar as estantes, mesas,