PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO DE ITAPEVA E EMPRESA PRIVADO
Cibele: Curso de Pós Graduação em Gestão Educacional
Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da parceria entre o Município de Itapeva com um sistema de ensino apostilado. O termo parceria aqui exposto se ampara em Bezerra (2008) para quem o termo “parceria” designa uma forma de relação entre os setores: público e privado, no qual o primeiro delega ao segundo um conjunto de responsabilidades que lhe são tradicionais. Ou seja, tradicionalmente, a responsabilidade pela educação pública sempre esteve a cargo do Estado e, atualmente, essa responsabilidade vem sendo delegada a outros segmentos da sociedade como o setor privado, às Organizações não Governamentais, ao chamado Terceiro Setor, entre outros.
A parceria aqui exposta teve início no ano de 2009. O sistema apostilado atende do 1º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A empresa privada, responsável pelo sistema de ensino, oferece material para os alunos, assessoria pedagógica, cursos em vários formatos para os professores e orientações para as secretarias de educação, sendo a última muitas vezes responsável para avaliar o trabalho da empresa.
A adoção do sistema de ensino tem se disseminado em diversos municípios do Brasil que, conforme pesquisas já realizadas, buscam neste material suporte para oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.
A metodologia usada para este trabalho é uma pesquisa qualitativa, utilizando a narrativa como modalidade de pesquisa, tendo em vista que faço parte do conjunto de profissionais de ensino do Município, no cargo de coordenadora, e que esta é uma experiência em fase de implementação. A pesquisa foi realizada com professores, coordenadores, alunos e demais pessoas envolvidas no trabalho educativo, que foram ouvidos por meio de questionários, entrevistas e relatos de experiência.
Foi utilizado também uma pesquisa bibliográfica em autores e