vírus
Componentes: Caio Victor, João Victor, Marcela Nascimento, Tauan Atos, Yuri Ferreira
Ano/Turma: 1º “M”
Herpes Genital
Agente causador Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes HSV-1 ou HSV-2 que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, como se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele. Seus sintomas característicos são:
Febre
Dor de cabeça
Dor muscular
Fraqueza muscular
Vesículas avermelhadas, agrupadas, contendo um líquido dentro rico em vírus
Dificuldade para urinar
Coceira leve
Dor no bumbum, devido ao comprometimento do nervo sacral
Nem todos os sintomas acima citados ocorrem no mesmo indivíduo, por vezes somente a ferida e a coceira leve surgem como queixas. Para diagnosticar a doença o médico pode realizar uma pequena raspagem da ferida a fim de observar microscopicamente a presença do vírus e assim indicar a melhor forma de tratamento.
Complicações
Mulheres grávidas com uma infecção ativa de herpes em seus genitais ou no canal de parto, podem transmitir a infecção ao bebê durante o nascimento. O risco de transmitir a infecção ao bebê será mais alto se a mãe se infectar com herpes pela primeira vez durante a gravidez. Os bebês de mulheres infectadas durante a gravidez correm o risco de nascimento prematuro. O bebê pode desenvolver infecção cerebral (meningite, encefalite), infecção crônica da pele, atrasos graves no desenvolvimento ou morrer. O risco de infecção grave no bebê é menor em crises recorrentes, sendo maior se a mulher estiver passando por uma crise no momento do parto. As mulheres com histórico de herpes, mas que têm crises ocasionais ou que não têm