Trabalho de hist ria Laura
Com a morte de Vladmir Lênin, o fundador do primeiro Estado Socialista, ocorre uma intensa agitação política no interior do Partido Comunista Russo. Tem início então, uma grande luta interna pela disputa do poder soviético. Os principais envolvidos nessa disputa pelo poder se configuram com diferentes perspectivas de ação política, Stalin e Trotsky.
Trotsky defendia a tese da “revolução permanente”, acreditava que o ideário da revolução deveria ser propagado para outras nações, ou seja, somente seria possível ser construído à uma escala internacional. Stalin defendia a construção do socialismo em um só país, concentrando seu governo nas questões internas da Rússia, e depois vir a promover a expansão revolucionária em outras partes do mundo. A tese de Stalin tornou-se vitoriosa. “Em 1924, após a convenção comunista, os líderes bolcheviques optaram pelas propostas de Joseph Stálin”. (Por Rainer Sousa, Graduado em História).
Stalin empreendeu a subordinação dos sovietes as diretrizes do Partido Comunista ao mesmo tempo em que criava mecanismos de repressão política com a criação da GPU, política encarregada de combater aos críticos de seu governo. Trotsky criticava as ações stalinistas apontando falhas e riscos que o regime oferecia ao processo revolucionário, assim foi, destituído das suas ações como comissário de guerra e deportado da União Soviética. Em 1940 foi assassinado no México por ordem de Stalin. “A partir de dezembro de 1929, Stalin converteu-se no ditador absoluto da União Soviética”. (José Fortes).
Stalin utilizou-se de suas habilidades de controle da máquina burocrática do Partido e do Estado, como também um fortíssimo sistema de repressão política de todos os opositores para a total conquista do poder.
Características políticas, sociais, econômicas e culturais
A principal característica política do Stalinismo se configura em uma ditadura altamente burocrática com partido único e